click para saber mais acerca de "caças ao tesouro"

 

"Ilhas. Ilhas isoladas e um braço estendido, a fazer de ponte, por onde se esperava que passasse alguém." 

Fernando Namora

 

Introdução | Questões parcelares | Recursos | A Grande Questão

 

 

Introdução

Na fronteira Atlântica  da Europa ... os Açores - espaço de grande beleza natural -  são hoje uma Região Autónoma do território  português. Do ponto de vista geográfico, a sua localização confere-lhe um importante papel de interface. 

Compreender a relação entre as características geomorfológicas deste arquipélago e a sua própria localização geográfica, significa perceber como, também no plano geológico, a Terra é um sistema em permanente evolução.

Esta "caça ao tesouro"  através da Internet  vai ajudar-te a conhecer melhor alguns aspectos das ilhas mais atlânticas da Europa - os Açores. 
É esse o desafio que te deixamos, esperando que, orientado por um conjunto de questões parcelares,  consigas elaborar a tua resposta à questão global. 
 

Mas antes de partires à  descoberta, sugerimos - te que situes o arquipélago em relação à Europa Continental e, como  primeira paragem exploratória, clica no globo ao lado, sobre os Açores!

Depois, segue o percurso  tentando responder às 13 questões parcelares que te são apresentadas sobre diversos aspectos dos Açores. A resposta a cada uma delas estará por entre um ou dois dos site listados nos recursos: se procurares bem (como se de um tesouro se tratasse...), encontrá-la-ás !

Resolvidas as questões parcelares com a ajuda dos recursos que te são sugeridos, constrói então a tua resposta à grande questão ("Big Question") e... "tesouro" encontrado! 

Boa Sorte!

 

 

Questões parcelares

1- Em pleno Oceano Atlântico, localiza-se o  Arquipélago dos Açores. Quantas ilhas formam o arquipélago e entre  que paralelos e meridianos se localizam  ? 

Recursos

2- Identifica a maior ilha do arquipélago, regista as suas coordenadas geográficas e parte à descoberta de alguns dos seus tesouros naturais.

Recursos

3 - Quais as principais formas de relevo que caracterizam a Ilha que identificaste na questão 2?

Recursos

4 - Existem grandes diferenças entre as ilhas do Arquipélago dos Açores, no que se refere às formas de relevo  ? 

Recursos

5 - "Sete cidades" é o nome de um acidente geológico de grande beleza: onde se localiza e qual a sua origem?

Recursos

6 - As fumarolas são exemplos de manifestações superficiais (de natureza secundária) que podemos encontrar nos Açores. O que são as fumarolas e porque existem nos Açores ?

Recursos

7 -  Pelas suas características geológicas, os Açores possuem um potencial no campo da energia. Qual a fonte de energia em que os Açores são naturalmente privilegiados? Em que ilha é explorada ?

Recursos

8 -Qual o fenómeno geológico que ocorreu em 1957-58 ao largo da ilha do Faial? Que consequências daí decorreram ?

Recursos

9 - Um outro fenómeno geológico frequente nestas ilhas, teve em 1998 uma manifestação de grande intensidade e afectou sobretudo as ilhas do grupo central. De que fenómeno se trata e quais foram as principais consequências?

Recursos

10 - Porque razão as ilhas dos Açores são frequentemente atingidas por este tipo de fenómenos naturais?

Recursos

11 - Daqui a 1 milhão de anos, provavelmente, as ilhas do Grupo Ocidental ter-se-ão afastado, para Oeste, cerca de 25 Km: a distância entre este grupo de ilhas e as ilhas do grupo central aumenta alguns centímetros (2,5) por ano. Como explicas esse afastamento 

Recursos  

12 - Este fenómeno afecta também outras ilhas do Atlântico. O que poderá acontecer à Islândia devido a este movimento de afastamento ? 

Recursos

13 - No Pacífico, outro grande oceano repleto de ilhas com grande actividade geológica, tal não acontece. Já pensaste porquê ? 

Recursos

14 - A Grande Questão 
Qual a relação entre as características geomorfológicas das ilhas dos Açores e a sua localização geográfica ?
Apresenta a tua explicação, escreve-a num postal e envia-o para
minerva@uevora.pt
Nota: Antes de o enviares imprime-o (para poderes ficar com uma cópia).

Recursos

© UE/Minerva
 05.04.2001