Pinheiro Silvestre

Pinus sylvestris

Árvore conífera da família das Pináceas, é considerado o pinheiro mais largamente distribuído em todo o mundo. Aparece, naturalmente, na Escandinávia, Escócia, Norte da Europa e da Ásia.
É uma árvore de tamanho moderado variando a sua altura entre os 15 e os 30 m. Quando jovem apresenta uma forma cónica, modificando-se um pouco com a idade.

Prefere solos bem drenados e arenosos embora também tolere solos secos. Prefere locais com boas condições de luminosidade.
A copa é aberta e dispersa.

As folhas em forma de agulha, estão agrupadas duas a duas e têm um comprimento de 4,5 a 9 cm.

As pinhas ou são solitárias ou encontram-se em grupos de 2-3, com pedúnculo curto, geralmente ovóide. As sementes são negras, prolongadas numa asa.


Fonte:
http://www.strath.ac.uk/Departments/Geography/course_materials/people_and_physical_env
/lecture11/ppe_lec_11.html

Fonte:
http://www.hort.uconn.edu/plants/p/pinsyl/pinsyl1.html

Reproduzem-se por sementes. A polinização iocorre no início do Verão e é seguida pela fertilização nos 12 meses seguintes. As sementes amadurecem e os cones de Setembro a Outubro, ocorrendo a dispersão das sementes de Dezembro a Março. Para os cones abrirem e libertarem as sementes, requerem, alternadamente, um tempo húmido e seco.

É uma árvore que apresenta grande longevidade, podendo atingir os 20-400 anos e mesmo mais (na Suécia foram encontradas árvores com perto de 1.000 anos)

Referências
http://www.fs.fed.us/database/feis/plants/tree/pinsyl/distribution_and_occurrence.html
http://www.fs.fed.us/database/feis/plants/tree/pinsyl/botanical_and_ecological_characteristics.html

http://asterisco.com.pt/bucaco/flora/pinussylvestris.html
http://www.hort.uconn.edu/plants/p/pinsyl/pinsyl1.html