Contactos Núcleo Minerva Centro de Competência Nónio Página Inicial

Núcleo UE/Minerva

O Núcleo Minerva foi criado por Despacho Reitoral em 1994, tomando a Universidade de Évora a iniciativa de retomar a herança e filosofia do Projecto Minerva, o primeiro projecto português de introdução das TIC na Escola.

Esta estrutura tem como objectivos a promoção de iniciativas destinadas à integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contextos educativos, a formação contínua de professores e educadores, a investigação no campo da utilização educativa das TIC, a produção e disseminação de informação educativa e científica neste domínio e ainda o apoio a projectos de escola envolvendo a utilização de tecnologias de informação e comunicação.

Os estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário são os destinatários predominantes das actividades desenvolvidas.

O Núcleo Minerva participa activamente em iniciativas nacionais e europeias, como sejam o Programa Nónio Século XXI, através do Centro de Competência Nónio da Universidade de Évora, o Programa de Acompanhamento das Escolas do 1º Ciclo, a Iniciativa Europeia NETDAYS, e-Schola, European SchoolNET, entre outras.

A produção de conteúdos educativos para a Internet ocupa um espaço importante nas actividades do Núcleo, através da criação e manutenção de locais virtuais de interesse educativo. Também a oferta de formação destinada a professores e educadores é uma das vertentes de trabalho do Núcleo Minerva.

A componente de investigação merece atenção especial, participando activamente em projectos de investigação no campo da utilização educativa das TIC. Um exemplo desta actividade é a participação nos Estudos de Caso de Mudança Organizacional, promovido pela OCDE em que participaram 28 países de todo o mundo.

O Núcleo Minerva tem assumido novos papéis e responsabilidades, nomeadamente através da sua participação no Gabinete UE-NET, estrutura criada no âmbito da Reitoria cuja missão é promover a utilização de sistemas de e-learning nos ensinos das licenciaturas e mestrados da Universidade de Évora.

| TOPO |

 

Núcleo Minerva/Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade de Évora