Línce-Ibérico, Espécie em Perigo de Extinção

Uma Aventura na Web

    Fonte:http://lynxpardinus.naturlink.pt/

Introdução 

Tarefa  

Processo

Recursos

Conclusão

Avaliação

 

Ana Maragarida Vidazinha  e Carla Sapateiro Gil

Proposta realizada no âmbito do Curso de Formação Contínua de Professores: Internet e Educação Ambiental: Uma Transversalidade Convergente.

 

 

INTRODUÇÃO

No passado, o Línce-Ibérico distribuía-se por toda Península Ibérica, actualmente é o carnívoro mais ameaçado da Europa e o felídeo  mais ameaçado do planeta, factores  como a mortalidade não natural (causada pelo Homem), perda de habitat (bosque e matagal mediterrânico) foram ameaçando a existência do Línce-Ibérico.

O Línce-Ibérico, representa um desafio urgente e merece que assumamos a importante responsabilidade de o conservar, aplicando medidas que evitem a sua extinção.

O desafio que te lançamos é o de assumires o papel de investigador e procurares obter informação sobre esta especíe de mamífero em extinção.

Este tabalho destina-se essencialmente aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.

Menu

 

TAREFA

O desafio que  lançamos  é o de obter informação sobre o Línce-Ibérico, com o objectivo de elaborar uma campanha de divulgação e protecção.

 Lembra-te que no teu estudo deves :

§        Realizar a ficha do Línce-Ibérico;

§        Conhecer os factores que ameaçam a sua existência;

§        Elaborar a campanha de preservação do Línce-Ibérico.

Menu

 

Processo

O grupo deverá ser constituído por 3 ou 4 elementos ficando cada um responsável pela recolha e registo de informação sobre um aspecto.

Iniciem a vossa pesquisa e procurem respostas para as seguintes questões:

§       Quais as características do Línce-Ibérico?

§       Como é o seu habitat?

§       Qual a sua Alimentação?

§       Como se reproduz?

§       Quais os factores que ameaçam as populações do 

          Línce-Ibérico?

§       O que devemos fazer para ajudar na preservação do Línce-Ibérico.

 

        Terás que registar no processador de texto a informação recolhida, depois de a analisar com o máximo de objectividade, e elaborar um relatório da tua actividade que deverá incluir:

1- Os dados recolhidos acerca do Línce-Ibérico;

2- A causa da situação actual e possíveis formas de luta de combate à desertificação do Línce-Ibérico em Portugal,

3- Conclusões a que chegaram;

4- A vossa opinião face ao desaparecimento do Línce-Ibérico e a estratégia que  adoptaram para minimizar o problema.

Para quem for curioso e quiser saber mais pode consultar o site:

§       http://lynaxpardinus.naturlink.pt/cloning.html

§       http://lynxpardinus.naturlink.pt/noticias.html.

 

Preparem-se para apresentar o trabalho à turma e para realizarem uma campanha de sensibilização para a preservação do Lince-Ibérico junto da população.

Menu

 

RECURSOS  

 Informações gerais sobre as características e ecologia do gato mais ameaçado do mundo. Estes recursos destinam-se a ser utilizados por todos os elementos do grupo.

§        http://lynxpardinus.naturlink.pt/perigo_de

§        http://lynxpardinus.naturlink.pt/linces_na_serra.html

§        http://lynxpardinus.naturlink.pt/situação_do_lince.html

§        http://www.cinegetica.com/artigo_4.html

Menu

 

Conclusão

  A sobrevivência do Línce-Ibérico e a protecção do seu habitat estão dependentes de  uma mudança de atitude por parte do homem. É neste aspecto que a educação ambiental tem um papel fundamental, dando a conhecer, o mundo em que vivemos, só assim poderemos assumir a responsabilidade que todos temos na conservação da natureza de modo a garantir um futuro melhor para o nosso planeta.

Menu

 

Avaliação

A Avaliação tem em atenção os seguintes critérios:

1- Linguagem clara e objectiva,

2- Criatividade e apresentação;

3- Rigor cientifico.

Menu