A POLUIÇÃO E O AMBIENTE

Uma aventura na Web

 

INTRODUÇÃO ORIENTAÇÕES
  TAREFA CONCLUSÃO
RECURSOS AVALIAÇÃO
PROCESSO DESTINATÁRIOS
AUTORAS

        

                                                                                                           

INTRODUÇÃO

Todos nós já ouvimos falar da poluição, este tema é muito abordado, a qual contribuímos diariamente.

É principalmente nos grandes meios urbanos que nos deparamos cada vez mais com situações de poluição.

Que tal fazermos algo juntos para minimizar este problema?

Para ajudar a resolver esta questão, arranja um grupo de colegas que queiram entrar neste jogo, podendo recorrer à ajuda dos teus professores.

 

TAREFA

    Imagina que és escolhido para dinamizares uma companha para melhorares o ambiente da tua região, para este desafio tens de conhecer bem os seus problemas ambientais.

         O objectivo será a definição de meios de prevenção, controlo ou mesmo alerta.

    Constitui um grupo entre colegas, escolas ou juntas de freguesias e elabora um folheto explicativo.

           Escolhe um tema ou subtema que constitua um problema da região de modo a poderes fazer uma chamada de atenção para comunidade local.

    Com o teu grupo de trabalho elabora um folheto de divulgação dos problemas ambientais que afectem a região, na qual poderás incluir ideias que o minimizem.

 

TEMAS E SUBTEMAS

Temas

      Subtemas

Lixos  
Domésticos
Pesticidas
Lixeiras
Águas  
Superficiais
Subterrâneas
Ar  
Camada de Ozono
Dioxido de Carbono
Chuva ácida
Doenças
Solo  
Salinização
Desflorestação
Contaminação

 

RECURSOS

Temas Site  
Tipos de poluição  

http://www.terravista.pt/copacabana/3825/

http://www.terravista.pt/Ancora/1245/ipolagua.html

http://www.msantunes.com.br/juizo/poluio.htm  

 

Instituto do ambiente  

http://www.dga.min-amb.pt/pls/ia/homepage

http://www.dga.min-amb.pt/pls/ia/doc?id=43&p_acc=0&plingua=1&pmenu_id=45

 

Poluição de solos  

http://www.cidadevirtual.pt/comismar/asa03p.html  
Águas e poluição

http://www.geocities.com/~esabio/agua/agua.htm

http://www.sabesp.com.br/sabesp_ensina/intermediario/subterranea/default.htm#

 

Clube de exploradores do ambiente (site em Inglês)

http://www.epa.gov/kids/  

Informação sobre águas subterrâneas e superficiais
http://snirh.inag.pt/default.htm  
Poluição do ar  
http://www.saudetotal.com/publico/poluicao/poluicao.htm  

PROCESSO

Para elaborares o teu trabalho terás de ter em conta os seguintes aspectos:

1.      recolhe informação sobre os problemas ambientais que afectam a população;

2.     analisa os problemas levantados pela população e escolhe um tema que queiras desenvolver;

3.     recolhe informação sobre o tema;

4.     com a ajuda dos teus professores e/ou junta de freguesia formula algumas hipóteses que possam minimizar o problema;

5.     com o grupo elabora o folheto.

 

ORIENTAÇÕES

Com base na informação recolhida organiza num processador de texto ou programa de edição electronica (Publisher) o esboço do folheto, tendo em atenção os seguintes aspectos:

  1. definição de um título
  2. divisão do folheto em diversas partes à escolha do grupo;
  3. pequena caracterização da região;
  4. chamada de atenção para os problemas de poluição existentes na região, fazendo referência aos dados recolhidos;
  5. definição de formas para minimizar o problema, salientando algumas medidas a tomar;
  6. conclusão ou considerações sobre a problemática.  

 

CONCLUSÃO

A concentração e crescimento da população traz consigo o aumento do consumo dos recursos naturais como também a quantidade de resíduos produzidos por habitante.

A crescente acumulação de resíduos  constitui focos de poluição que põem em risco a nossa saúde.

Como pudeste verificar é fundamental estarmos atentos  a estes problemas, compreender a sua dimensão e chamar a atenção de todos, numa tentativa de educar para salvaguardar o ambiente que nos rodeia.

Com o folheto estás a contribir para uma chamada de atenção e melhoria do espaço onde vives. A partilha de informação é imprescindível para mudar comportamentos e atitudes, tendo sempre presente que os recursos naturais renováveis podem estar em perigo.  

 

AVALIAÇÃO

A avaliação deste trabalho terá em conta os seguintes critérios:

  1. apresentação e criatividade na abordagem do tema;
  2. uso de linguagem clara e objectiva;
  3. rigor científico.

 

DESTINATÁRIOS

A todos os alunos que se interessem por questões ambientais.
A alunos do 3º ciclo do ensino básico, na qual estes assuntos são abordados na disciplina de Ciências Naturais.

 

AUTORAS

Janette Massuça, professora do primeiro ciclo do Ensino Básico.
Paula Alexandra Galvão Vicente, professora profissionalizada do Quadro de Nomeação Provisória do 11º grupo B.

Este trabalho foi realizado no âmbito da acção de formação "Internet e a Educação Ambiental: uma transversalidade convergente" (Setembro 2002), promovida pela Universidade de Évora.