Sexta, 29 de Maio de 2020

CCTIC

CCTIC UÉvora no Facebook
Dia Europeu da Internet Segura
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Image

6 de Fevereiro
Dia Europeu da Internet Segura
 
Semana SeguraNet

Aproxima-se o Dia Europeu da Internet Segura (6 de Fevereiro) e a CRIE, nesse âmbito está a organizar um conjunto de actividades dirigidas às escolas, que abaixo listamos. A Internet é um recurso com potencialidades imensas e o debate em torno do seu uso educativo, de forma esclarecida e segura, é enorme.
Participe e saiba mais em www.crie.min-edu.pt/index.php?section=160 e em caso de dúvidas poderá contactar com a CRIE para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

As actividades programadas no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura em Portugal, irão decorrer ao longo de uma semana e estão a ser organizadas pela Equipa CRIE do Ministério da Educação que conta com a colaboração da Microsoft em algumas das actividades, e tem como público alvo a comunidade educativa. O nó português alia-se, assim, às actividades que vão decorrer de forma coordenada em todos os países representados no Insafe . As actividades são:

5 de Fevereiro

Abertura de um espaço SeguraNet em http://moodle.crie.min-edu.pt/ onde serão colocadas as boas práticas realizadas pelas escolas no âmbito do Projecto SeguraNet 1 (2004/2006) e onde haverá um conjunto de fóruns a decorrer de apoio às actividades da Semana SeguraNet. Desafio às escolas para inscreverem actividades de sensibilização a esta temática a realizarem localmente (veja algumas sugestões no final deste texto).


6 de Fevereiro

Visitas a 20 escolas portuguesas envolvidas no Concurso Europeu “Safer Internet Day” e realização nestas de sessões de sensibilização pelos Centros de Competências CRIE do Ministério da Educação, da CRIE e da Microsoft Portugal e posterior publicação de reportagens no já referido espaço Moodle do Projecto SeguraNet.
Blogathon – Contribuições das escolas para um blog mundial em temas de Internet segura, decorrente de um trabalho de parceria entre escolas de 25 países.

7 de Fevereiro

Seminário SeguraNet intitulado “Dos fantasmas da Internet à utilização esclarecida da Internet”.

  • Manhã – reunião com parceiros informais do projecto sobre actividades desenvolvidas em 2006 e sobre a recente candidatura do projecto Internet Segura ao programa “Safer Internet Plus”.
  • Tarde – videodifusão pela Internet para as escolas de um debate com a participação dos jornalistas Vasco Trigo, José Alberto Carvalho (a confirmar) e Lourenço Medeiros (a confirmar). Videodifusão acessível a partir de: http://videodifusao.crie.min-edu.pt e interacção possível no Moodle SeguraNet

Lançamento público da nova versão do sítio www.seguranet.pt
Abertura do concurso nacional Farol SeguraNet para as escolas, no qual as escolas portuguesas são desafiadas a conquistar um Farol SeguraNet, tendo para isso que se organizar e participar em desafios mensais até conseguirem certificar a sua escola do ponto de vista de uma utilização segura da Internet.


8 e 9 de Fevereiro

Actividades diversas nas escolas e nos Centros de Competência sobre a temática da utilização crítica, esclarecida e segura da Internet, com respectivo relato no espaço SeguraNet em http://moodle.crie.min-edu.pt/.

  • Sugestões de actividades a serem realizadas pelas escolas: convite a uma figura pública para proferir uma palestra sobre a utilização da Internet pelos jovens; uma exposição na Biblioteca ou no Centro de Recursos com as primeiras páginas de sítios na Internet com interesse para crianças e para jovens e com um texto associado que seja um resumo dos conteúdos do sítio, feito por exemplo, pelos alunos nas aulas de TIC; actividades de pesquisa / caça ao tesouro na Internet que tenha como um dos critérios a utilização de sítios seguros; concurso na escola para obter um regulamento facilitador de um uso crítico e esclarecido da Internet; concurso de cartazes e posterior exposição dos mesmos no átrio da escola com alertas para os cuidados a ter na utilização da Internet…