REFERENCIAR DOCUMENTOS DIGITAIS

Sempre que utiliza material existente na Internet, quer esteja ou não protegido, deve sempre identificar a fonte (indicação, sempre que possível, do nome do autor e do editor, do título da obra e demais circunstâncias que os identifiquem).[artigo 76º]

Orientações para referenciar documentos Internet

Uma referência, para além de servir para dar o devido valor ao autor da obra original, possibilita ao utilizador a localização da fonte a partir da qual foi extraída a informação.

Pela sua especificidade, características e aparecimento relativamente recente, os documentos electrónicos (programas, páginas Web, listas de discussão, artigos de newsgroups, mensagens electrónicas, bases de dados, ficheiros criados em programas informáticos,...) não se enquadram bem nas normas bibliográficas existentes (NP 405-1 e a nível internacional, ISO 690), principalmente concebidas para publicações impressas.

A International Standards Organization (ISO) criou uma nova norma para as referências bibliográficas de documentos electrónicos, designada por ISO/DIS 690-2. Esta uniformização já tem em conta os vários aspectos específicos dos documentos electrónicos:

possibilidade da inexistência de características físicas dos documentos escritos, como volumes, páginas.
natureza dinâmica dos documentos electrónicos, possivelmente sujeitos a alterações e actualizações constantes.
navegação não linear, da qual é exemplo flagrante o hipertexto e particularmente as páginas WWW (World Wide Web), actualmente o serviço mais popular da Internet, que permite que de um documento se navegue para outro, possivelmente armazenado noutro país ou continente.
modo de identificação e acesso específico do formato electrónico usado.
possibilidade de existência simultânea em vários suportes.
modo de disseminação e reprodução do documento." (6)

Estas normas servem também para os produtores e editores de conteúdos se basearam quando pretendem conhecer os elementos indispensáveis a disponibilizar nas fichas técnicas e páginas de descrição/informação de obras electrónicas. 

Disposição dos elementos bibliográficos fundamentais na norma ISO/DIS 690-2

1- Página web, monografia electrónica, base de dados ou programa
Último-Nome-Autor-ou-Responsabilidade, Primeiro-Nome. Título da página web, monografia electrónica, base de dados ou programa [Tipo de suporte]. Local de publicação: Editor, Data-de-publicação (revisto em Data-actualização-revisão) [citado em Data-de-citação]. Disponível em Disponibilidade e acesso.

Exemplo para página web:
NÚCLEO MINERVA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA. Segurança das Crianças na Internet [em linha]. Évora: Universidade de Évora (revisto em Junho 2000) [citado em 19 de Junho de 2000 -14:56].
Disponível em URL: http://www.minerva.uevora.pt/internet-segura/

Exemplo para livro electrónico:
MISSÃO PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal [em linha]. Lisboa: Ministério da Ciência e Tecnologia, 1997 [citado em 19 de Junho de 2000 -16:23].
Disponível em URL: http://www.missao-si.mct.pt/livro_verde/

Exemplo para Programa:
RAMOS, José Luís [et al.]. Portugalie Multimédia - Reis, Bispos, Cavaleiros e Peões [Cd-Rom]. Évora: Viatecla, 1995.

2- Contribuição ou parte de página web, monografia electrónica, base de dados ou programa
Último-Nome-Autor-ou-Responsabilidade-parte, Primeiro-Nome. Título da parte da página web, monografia electrónica, base de dados ou programa in Ultimo-nome-autor-ou-responsabilidade, Primeiro-Nome. Título da página web, base de dados ou programa [Tipo de suporte]. Local de publicação: Editor, Data-de-publicação (revisto em Data-actualização-revisão) [citado em Data-de-citação]. Localização-no-documento. Disponível em Disponibilidade e acesso.

Exemplo para página web:
NÚCLEO MINERVA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA; Guia para Pais in Núcleo Minerva da Universidade de Évora; Segurança das Crianças na Internet [em linha]. Évora: Universidade de Évora, (revisto em Junho 2000) [citado em 19 de Junho de 2000 -14:56].
Disponível em URL: http://www.minerva.uevora.pt/internet-segura/.

Exemplo para livro electrónico:
MISSÃO PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. A escola informada: aprender na sociedade da informação in Missão para a Sociedade da Informação. Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal [em linha]. Lisboa: Ministério da Ciência e Tecnologia, 1997 [citado em 19 de Junho de 2000 -16:23]. Capítulo 4. Disponível em URL: http://www.missao-si.mct.pt/livro_verde/cap_4.html

Exemplo para Programa:
RAMOS, José Luís. Economia - a propriedade senhorial (Séc. XI-XIV) in Portugalie Multimédia - Reis, Bispos, Cavaleiros e Peões [Cd-Rom]. Évora: Viatecla, 1995.

3- Publicação electrónica em série
Título da publicação electrónica em série na totalidade [Tipo de suporte]. Numeração. Nº-da-edição ed. Local de publicação: Editor, Data-de-publicação. [citado em Data-de-citação]. Disponível em Disponibilidade e acesso.

Exemplo:
Na Crista da Onda [em linha]. Nº 4. [s.l.] Comissão Nacional para a comemoração dos descobrimentos portugueses, 08 de Janeiro de 1997 [citado em 19 de Junho de 2000 -16:49].
Disponível em URL: http://www.cncdp.pt/cncdp/crista/

4- Artigo ou contribuição em publicação electrónica em série
Último-Nome-Autor-Responsabilidade-Publicação, Primeiro-Nome. Título da contribuição na publicação electrónica em série. Título da publicação electrónica em série [Tipo de suporte]. Nº-edição ed. [citado em Data-de-citação]. Disponível em Disponibilidade e acesso.

Exemplo:
SALINAS, Jesus. Enseñanza flexible, aprendizaje flexible, aprendizaje abierto. Las redes como herramienta para la formación. EDUTEC - Revista electrónica de Tecnologia Educativa [em linha]. Nº 10. Fevereiro de 1999 [citado em 19 de Junho de 2000 -16:49].
Disponível em URL: http://www.uib.es/depart/gte/revelec10.html

5- Lista de discussão ou newsgroups
Último-Nome-Autor-Responsabilidade, Primeiro-Nome. Título do contributo in Título da lista de discussão ou newsgroup ou painel electrónico. [Tipo de suporte]. Local de publicação: Editor, Data-de-publicação [citado em Data-Citação]. Disponível em Disponibilidade e acesso.

Exemplo para Lista de discussão:
FESTAS, Marinela. Conferência/Debate: As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico in Users-UEvora [em linha]. Évora: Universidade de Évora, 05 de Abril de 2000 [citado em 22 de Junho de 2000]. Disponível em URL: mailto:users@uevora.pt

Exemplo para Newsgroup:
GIA - Gabinete de Informação Académica. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica in uevora.info.geral. [em linha]. Évora: Universidade de Évora, 13 de Junho de 2000 [citado em 25 de Junho de 2000].
Disponível em URL: news:uevora.info.geral

6- Mensagem electrónica
Último-Nome-Autor-Responsabilidade, Primeiro-Nome. Título da mensagem electrónica. in Título do sistema de mensagens. [Tipo de suporte]. Local de publicação: Editor, Data-de-publicação [citado em Data-citação]. Disponível em Disponibilidade e acesso.

Exemplo:
CORREIA, Secundino. CD ROM ToonTalk - um jogo para criar jogos de computador in Cnotinfor.pt [em linha]. Coimbra: Cnotinfor, 16 de Maio de 2000 [citado em 22 de Junho de 2000].
Disponível em URL: mailto:jlc@ctv.es

Notas

Em [tipo de suporte], podem ser utilizados os termos: em linha, Cd-Rom, banda magnética, disco;
Em disponibilidade e acesso deve usar-se a notação URL: (Uniform Resource Locator). Quando o local de publicação for desconhecido deve colocar-se [s.l.]. Para editor desconhecido usa-se a expressão [s.n.].
O apelido dos autores deve ser escrito em letra maiúscula. Quando o documento tiver mais de três autores deve aparecer apenas o nome do primeiro autor ou do que estiver em maior evidência, seguido de [et al.]. Caso o nome do autor ou responsável pelo documento seja obtido a partir de fontes exteriores, o nome deverá aparecer entre parêntesis rectos.
Quando não for mencionado no documento o ano de publicação, deve usar-se outra data conhecida: data de impressão (precedida de imp.), data de copyright (precedida de cop.), data de depósito legal (D.L.) ou data presumível (neste caso, envolvida entre parêntesis rectos).

Para mais informações sobre referências e citações a documentos electrónicos:

ISO 2000. Excerpts from International Standard ISO 690-2 - Information and documentation -- Bibliographic references - Part 2: Electronic documents or parts thereof  in ISO 2000. ISO/TC 46 /SC 9 Information and documentation - Presentation, identification and description of documents [em linha]. Ottawa: ISO 2000 (revisto em 03 de Agosto de 2000) [citado em 12 de Setembro de 2000 - 14:47].
Disponível em URL:http://www.nlc-bnc.ca/iso/tc46sc9/standard/690-2e.htm
Nota: Extractos da Norma Internacional ISO 690-2 (Informação e documentação - referências bilbiográficas. Parte 2: Documentos electrónicos, documentos incompletos ou parte de documentos.) A norma internacional ISO 690-2 foi elaborada pelo comité técnico ISO/TC 46, sub-comité SC 9, que redigiu as normas internacionais relativas à apresentação, identificação e descirção de documentos.

IFLA. Library & Information Science - Citation Guides for Electronic Documents in IFLA. IFLANET Home Page [em linha]. [s.l.]: IFLA, (evisto em 30 de Setembro de 1999) [citado em 12 de Setembro de 2000 - 14:51].
Disponível em URL: http://www.ifla.org/I/training/citation/citing.htm
Nota: Página da IFLANET (International Federation of Library Associations and Institutions), com informação sobre guias e recursos, software, livros, e outros materiais de apoio à citação de documentos electrónicos.

COSTA, P. REIS, J. Tratamento informático das normas bibliográficas portuguesas e da documentação electrónica [em linha]. Porto: Universidade do Porto, Fevereiro de 1997. [citado em 22 de Junho de 2000].
Disponível em URL: http://www.uporto.pt/pauloc/refbibli/tinfbib.html

MOURA, Gevilacio. Citações e Referências a Documentos Electrónicos [em linha]. [s.l.]: Gevilacio Aguiar Coêlho de Moura, (revisto em 24 de Abril de 2000) [Citado em 19 de de Junho de 2000].
Disponível em URL: http://www.quatrocantos.com/tec_web/refere/index.htm

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, How to contact BAD [em linha]. [s.l.]: Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, 1995. [citado em 19 de Junho de 2000].
Disponível em URL: http://www.sdum.uminho.pt/bad


[Introdução]   [Documentos Protegidos]  [Autorização] [Referenciar Documentos Digitais] [Links]
Internet e Direitos de Autor
www.minerva.uevora.pt/internet-direitos