euro1.gif (1868 bytes)

Termos relacionados com moeda e euro


Anverso - Face da moeda ou medalha que traz a efígie; lado oposto a reverso.
cima.gif (872 bytes)

Área do euro - A área que abrange os Estados-membros nos quais o euro foi adoptado como moeda única, nos termos do Tratado, e na qual é conduzida uma política monetária única sob a responsabilidade dos órgãos de decisão relevantes do BCE. A área do euro compreende a Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal e Finlândia.
cima.gif (872 bytes)

Cofre - Caixa de madeira ou metal onde se guarda o dinheiro.
cima.gif (872 bytes)

Comissão Europeia - Instituição da Comunidade Europeia que assegura a aplicação das disposições do Tratado, dispõe de poder de iniciativa para as políticas da Comunidade, propõe legislação Comunitária e exerce poderes em áreas específicas. Na área da política económica, a Comissão formula recomendações respeitantes às orientações gerais de políticas económicas na Comunidade e apresenta ao Conselho da UE relatórios sobre os desenvolvimentos e políticas económicas. Acompanha as finanças públicas no âmbito da supervisão multilateral, submetendo relatórios à apreciação do Conselho. É composta por 20 membros e inclui dois representantes da Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido e um de cada um dos outros Estados-membros. O Eurostat é a Direcção Geral da Comissão responsável pela produção das estatísticas comunitárias, através da recolha e do processamento sistemático de dados, produzidos principalmente pelas autoridades nacionais, no contexto de programas estatísticos comunitários globais a cinco anos.
cima.gif (872 bytes)

Conselho Europeu - Proporciona à União Europeia o incentivo necessário para o seu desenvolvimento e define as respectivas orientações de política gerais. Reúne na composição de Chefes de Estado ou de Governo dos Estados-membros e do Presidente da Comissão Europeia.
cima.gif (872 bytes)

Cunhagem - Operação de cunhar moeda.
cima.gif (872 bytes)

Cunho - ferro gravado com que marcam, por pressão, moedas e medalhas, etc.; figura que resulta dessa impressão.
cima.gif (872 bytes)

Dinheiro - Moeda corrente; qualquer espécie de numerário; antiga moeda portuguesa de cobre.
cima.gif (872 bytes)

Efígie - Cunho de moeda que representa a cara de um rei ou de uma pessoa notável.
cima.gif (872 bytes)

Escudo - Unidade monetária portuguesa.
cima.gif (872 bytes)

Euro - Designação da moeda europeia adoptada pelo Conselho Europeu, na reunião de Madrid de 15 e 16 de Dezembro de 1995. Será o nome usado em substituição do termo genérico ECU utilizado no Tratado..
cima.gif (872 bytes)

ECU - (Unidade de Conta Europeia): nos termos do Regulamento do Conselho (CE) N.º 3320/94, de 20 de Dezembro de 1994, o ECU foi um cabaz composto pela soma de montantes fixos de 12 das 15 moedas dos Estados-membros. O valor do ECU calculava-se como uma média ponderada do valor das moedas que o compunham. Enquanto ECU oficial desempenhou, entre outras funções, a de numerário do MTC e de activo de reserva dos bancos centrais. Os ECU oficiais foram criados pelo IME através de operações de swap a três meses contra um quinto dos activos em dólares e ouro detidos pelos 15 bancos centrais nacionais da UE. Os ECU privados eram instrumentos financeiros denominados em ECU (por exemplo, depósitos bancários ou títulos) baseados em contratos que, regra geral, faziam referência ao ECU oficial. O valor "teórico" do ECU privado definia-se com base no valor das componentes individuais do cabaz do ECU. No entanto, a circulação do ECU privado era diferente da do ECU oficial e, na prática, o valor de mercado do ECU privado podia divergir do valor "teórico" do cabaz. No seguimento do artigo 2.º do Regulamento (CE) do Conselho N.º 1103/97 de 17 de Junho de 1997 relativo a algumas disposições relacionadas com a introdução do euro, o ECU privado foi substituído pelo euro à taxa de 1 por 1. O ECU oficial deixou de existir com o termo do mecanismo de swap no início da Terceira Fase da UEM.
cima.gif (872 bytes)

Fiduciária - Circulação de papel-moeda.
cima.gif (872 bytes)

Incusa - Moeda ou medalha cunhada de um só lado.
cima.gif (872 bytes)

Juno Moneta - Deusa romana cujo epíteto deu origem ao nome de moeda.
cima.gif (872 bytes)

Mealheiro - Espécie de cofre com uma fenda, por onde se mete o dinheiro que se pretende juntar.
cima.gif (872 bytes)

Moeda - Peça metálica (geralmente circular) ou de papel, emitida por autoridade soberana, representativa de um valor pecuniário, utilizada como instrumento de troca.
cima.gif (872 bytes)

Moedagem - Arte de fabricar moeda.
cima.gif (872 bytes)

Moedeiro - Fabricante de moeda.
cima.gif (872 bytes)

Nota - Papel representativo de moeda.
cima.gif (872 bytes)

Numismata - Estudioso ou coleccionador de moedas e medalhas.
cima.gif (872 bytes)

Numismática - Estudo das moedas e das medalhas.
cima.gif (872 bytes)

Onze - O número dos países que integrarão o euro: França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Itália, Irlanda, Portugal, Espanha, Finlândia e Áustria. Ainda que tivessem cumprido a generalidade dos critérios de convergência, o Reino Unido, a Suécia e a Dinamarca decidiram adiar o momento da sua entrada. A Grécia, que gostaria de integrar o euro, foi forçada a esperar mais algum tempo - segundo o Governo de Atenas, até 2001 - para completar o processo de preparação da economia.
cima.gif (872 bytes)

Parlamento Europeu - O Parlamento Europeu é composto por 626 representantes dos cidadãos dos Estados-membros. Faz parte do processo legislativo, embora dispondo de prerrogativas diferentes, consoante os procedimentos através dos quais a legislação da UE é promulgada. No contexto da UEM, o Parlamento dispõe principalmente de poderes consultivos. No entanto, o Tratado estabelece determinados procedimentos relativamente à responsabilidade democrática do BCE perante o Parlamento (apresentação do relatório anual, debates sobre a política monetária e audição perante os comités parlamentares competentes).
cima.gif (872 bytes)

Pecúnia - Dinheiro.
cima.gif (872 bytes)

Pecuniário - Relativo ao dinheiro.
cima.gif (872 bytes)

Reverso - Lado da moeda, oposto ao principal (anverso).
cima.gif (872 bytes)

Serrilha - Lavrado dentado na periferia das moedas, para não serem cerceadas.
cima.gif (872 bytes)

Tratado - O termo refere-se ao Tratado que institui a Comunidade Europeia. O Tratado foi assinado em Roma a 25 de Março de 1957 e entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1958. Instituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE), tendo sido geralmente referido como "Tratado de Roma". O Tratado da União Europeia foi assinado em Maastricht (sendo portanto frequentemente referido como o "Tratado de Maastricht") a 7 de Fevereiro de 1992, entrando em vigor a 1 de Novembro de 1993. Introduziu alterações no Tratado da CEE, actualmente referido como o Tratado que institui a Comunidade Europeia. O Tratado da União Europeia foi alterado pelo "Tratado de Amsterdão", assinado em Amsterdão a 2 de Outubro de 1997, e posteriormente ratificado.
cima.gif (872 bytes)

Verdete - Película que se forma sobre as moedas de cobre ou bronze.
cima.gif (872 bytes)

euro-botao1.gif (1925 bytes)