euro1.gif (1868 bytes)

Iniciativas e materiais pedagógicos

01-botao1.gif (1294 bytes) Observatório das iniciativas e dos recursos pedagógicos relativos ao Euro.
Direcção Geral XXII « Educação, Formação, Juventude »
O Observatório é um sistema de obtenção, organização e difusão de informação sobre as iniciativas e os materiais pedagógicos relativos ao Euro, em todos os países participantes no Programa Sócrates. Este sistema é gerido pela Direcção Geral XXII « Educação, Formação, Juventude » e congrega a informação fornecida pelos diferentes serviços da Comissão Europeia, pelas Agências nacionais do Programa Sócrates e pelos especialistas Euro dos Ministérios de Educação dos estados-membros da União Europeia.

Os textos estão disponíveis em formato .PDF e podem ser consultados com o programa Adobe Acrobat Reader. Este programa, Acrobat Reader está disponível para "download" (gratuito) a partir do "site" web de Adobe Systems.

cima.gif (872 bytes)

01-botao1.gif (1294 bytes) Ligação para sites pedagógicos sobre o Euro (listados por países)
Comissão Europeia
cima.gif (872 bytes)

01-botao1.gif (1294 bytes) Banco de imagens sobre o Euro
Comissão Nacional do Euro
Símbolos, notas, cheques, moedas, ilustrações, publicidade, etc.
cima.gif (872 bytes)

01-botao1.gif (1294 bytes) O Euro na Estrada II
Comissão Nacional do Euro com o apoio do Ministério da Educação
Esta iniciativa denvolve-se através da deslocação de três camiões, com áreas de exposição que variam entre os 20m2 e os 50m2 sobre o Euro, a União Europeia e os seus países. A exposição contempla painéis informativos, computadores que permitem a navegação na página Web da Comissão Euro do Ministério das Finanças (www.infoeuro.pt) e noutros web sites relacionados com o Euro, ecrãs de plasma onde são mostrados filmes institucionais e de promoção sobre o Euro, Touch Screns /Espaços de Simulações Euro, e balcões de informação.
A exposição percorrerá os concelhos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, numa acção que terá uma duração total de cerca de um ano e dois meses, com fim previsto para Dezembro de 2000.
cima.gif (872 bytes)

01-botao1.gif (1294 bytes) Museu do Papel Moeda
Fundação Dr. António Cupertino de Miranda
O Museu do Papel Moeda é único em Portugal e na Europa. O Museu, cujo espólio tem cerca de 10.000 documentos, possui a mais completa colecção de cédulas que se conhece em Portugal e exibe papel selado, acções, lotarias, cheques e letras.
Através do papel fiduciário, o Museu narra a evolução histórica, económica e social de Portugal
O Museu gere um serviço sducativo que para cada ano lectivo concebe um novo programa, mantendo visitas guiadas para as escolas, através de marcação e preparação prévias da visita.

O Museu do Papel Moeda, no Porto, permite a grupos escolares fazer uma visita à Eurolândia e conhecer melhor a moeda que brevemente vai substituir o "velho" escudo.

A visita à Eurolândia apresenta várias etapas:
1) Vídeo (enquadramento histórico)
2) Recepção do «Eurinho»
3) Entrada na Eurolândia - para entrar na Eurolândia teremos de percorrer uma passadeira azul na qual passo a passo, se vai mostrando a evolução da moeda em Portugal até chegar ao Euro.
4)Mapa da Eurolândia - vamos ao Mapa da Eurolândia onde serão identificados todos os países da União Europeia e ainda aqueles que aderirem à zona euro.
5) Loja da Eurolândia - a seguir teremos a possibilidade de assistir à conversão de ecsudos em Euros ao realizar uma compra na loja da Eurolândia.
6) No final da visita será entregue a cada professor um dossier informativo com fichas de avaliação, que irá permitir a continuidade da visita na Escola.

Visitas de Grupos Escolares (com marcação prévia) 350$00 - duração de 50 mín. Marcação de visitas escolares: às 3ªs, 4ªs e 5ªs feiras (10h 00 às 13h00 e das 14h 30m às 18h00)
Contacto: Drª. Inês Queirós tel. 226101189 fax. 226103412

cima.gif (872 bytes)

01-botao1.gif (1294 bytes) A dimensão educativa do euro
O euro no Ensino Secundário
Escola Secundária Anselmo de Andrade
O Euro como oportunidade para a educação: informação, actividades, espaços de discussão e possibilidade de intercâmbio entre escolas da União Europeia, tendo como temas a Europa e a Moeda Única. Em cada página podemos encontrar actividades para realizar individualmente, em grupo, ou em parceria com escolas europeias.
Página elaborada em 1999 com o apoio do Centro de Formação e Competência da Associaçao de Escolas de Almada Ocidental - Proformar, para o Projecto "Euro: uma realidade económica, uma aposta educativa e social", financiado pelo programa Sócrates - sector Comenius - da Comissão Europeia.
cima.gif (872 bytes)

euro-botao1.gif (1925 bytes)