Uma Aventura Atlântica

mapa1.jpg (85635 bytes)


Introdução Tarefa Recursos Processo
Orientações Conclusão Destinatários Autor

 

 

Introdução

Lisboa, Março de mil quinhentos e vinte e um do ano da Graça de Deus Nosso Senhor.

De uma janela do Paço Real, D. Manuel I, El-Rei de Portugal e dos Algarves, observa atentamente mais um dia buliçoso em torno da Ribeira das Naus.

Ao lado do Paço, a azáfama da casa da Índia, demonstra a certeza de que Lisboa é desde a viagem de Gama a capital europeia do comércio colonial.

Foste mandado chamar ao Paço Real.

El-Rei de Portugal vai nomear-te comandante da nau S. Gabriel. Ao serviço da coroa portuguesa irás empreender mais uma viagem marítima em torno da grande "estrada do Atlântico".


Lisboa - ribeira das naus

Regressar

 

 

Tarefa

É tua missão como comandante e em nome da coroa portuguesa, organizar e empreender esta longa viagem em torno do Atlântico, seguindo a rota do comércio triangular (Europa-África-América).

nau1[1].jpg (18567 bytes)

Para que esta empresa tenha sucesso vais ter que tratar do apetrechamento do navio, seguir a rota da viagem assinalada no mapa, identificar e descrever produtos, gentes e lugares com os quais vais ter de contactar e comercializar até regressares novamente ao ponto de partida em Lisboa.

Para que esta tua "Aventura Atlântica" fique nos anais da história e possa encher de orgulho todos os teus descendentes, vais ter de criar um   diário de bordo onde registarás todos os teus contactos, transações, acontecimentos vividos etapa a etapa, e cujo diário entregarás a D.Manuel I no dia do teu regresso a Lisboa.

Regressar

 

Recursos

Para que avances no rumo certo, podes e deves utilizar vários recursos que muito te ajudarão no êxito da viagem.

Não te esqueças!

Do teu sucesso, provavelmente resultará as boas graças de El-Rei D. Manuel I e quem sabe, seres nomeado para um cargo além –mar ou  com um título nobiliárquico.

Rei D.Manuel I

Para isso deves consultar a informação auxiliar contida nos seguintes sites:

 

   

I

Ophir- Biblioteca Virtual dos Descobrimentos.
http://www.cncdp.pt/cncdp/ophir/index.html

Os homens do leme-Ilustres navegadores portugueses.
http://www.geocites.com/soho/3808

Mapas da época
http://www.ruf.rice.edu/~feegi/maps.html

Voltar ao Processo

II

Informação sobre o quotidiano português: A vida a bordo de uma nau.
http://www.ribatejo.com/hp/

Museu da Marinha
http://www.museumarinha.pt/descobrimentos.html

Lisboa Quinhentista.
Instrumentos e embarcações no tempo das descobertas.
Paço da Ribeira, D. Manuel I, embarcações, instrumentos, viagens, mulheres nos descobrimentos.

http://www.cncdp.pt/cncdp/crista/index.html

Técnicas de navegação na época dos descobrimentos portugueses.
http://nautilus.fis.uc.pt/~vieira/nav.htm

Navios dos descobrimentos.
http://www.terravista.pt/portosanto/1445/

Voltar ao Processo

III Informação s/ Madeira na época dos descobrimentos
http://www.cncdp.pt/cncdp/crista/index.html

Voltar ao Processo

IV Informação sobre as Ilhas de Cabo Verde.
http://www.geocities.com/Athens/Forum/3257/QuemCver.htm

Voltar ao Processo

V

D. João II e a Fortaleza de S. Jorge da Mina.
Sabor das especiarias.

http://www.cncdp.pt/cncdp/index.html

Voltar ao Processo

VI A economia dos descobrimentos.
http://www.tema.com.br/cds/temanet/html/projetos/mina//mina-12.htm.

Voltar ao Processo

VII

A caravela : Histórias de viagens.

Os oceanos sonhos mitos e realidades
http://www.cncdp.pt/cncdp/crista/index.html

Portugal e o conhecimento dos mares.
http://www.terravista.pt/ilhadomel/1254/aberturaTT1.htm

A vida a bordo de uma nau: tempestades, mitos...

A saúde e a doença na época dos descobrimentos.

Viagens nas caravelas.
http://www.netprof.pt/Historia/

Voltar ao Processo

VIII

Informação s/ o achamento do Brasil (carta de Pero Vaz de Caminha) e outras
http://193.137.236.34/nonio/brasil

Pedro A. Cabral e o Brasil.
http://www.ribatejo.com/hp/
http://www.cabral.art.br/portuga/icones4p.htm

Idem,
Os construtores dos oceanos.

http://www.cncdp.pt/cncdp/crista/index.html

Voltar ao Processo

IX Brasil
http://www.cncdp.pt/cncdp/crista/index.html

As viagens do açúcar.
http://www.saosebastiao.com.br/hp/cultura/escravo.htm

 

Sobre a escravatura e o comercio de escravos africanos no Brasil.
http://www.prover.com.br/belovale/museu_do_escravo.html
http://www.ars.com.br/projetos/ibrasil/1997/txtref/triste.htm

Voltar ao Processo

X Informação s/ os Açores na época das descobertas.
http://www.cncdp.pt/cncdp/crista/index.html

Voltar ao Processo

XI

Informação s/ quotidiano português: A vida a bordo de uma nau.

  • Lisboa Quinhentista.

http://www.ribatejo.com/hp/

Voltar ao Processo

Software educativo
Bartolomeu Dias
Jogo didáctico

S/ a Sociedade Portuguesa na Época da Expansão: factores, etapas, rumos da expansão; processos de colonização
www.nonioxxi.pt

Não te esqueças que ainda tens outros recursos auxiliares, como o teu manual, caderno diário, livro de actividades os teus colegas de grupo e o teu professor.

Regressar

 

 

Processo

A tua nomeação como comandante e representante de El-Rei D. Manuel I, exige que possuas conhecimentos importantes sobre esta longa viagem.

Como sabes, esta vai durar largos meses e efectuar-se-á por etapas.

Assim, para passares à etapa seguinte, deves primeiramente completar a anterior até chegares em glória a Lisboa já no ano de mil quinhentos e vinte e dois.

Para poderes avançar deves ir clicando nas naus que sobrepõem a carta atlântica e que assinalam as diferentes etapas do teu percurso. Para que isso possa acontecer deves explorar as imagens, responder às questões e ir construindo o teu diário de bordo.

Não te esqueças da ajuda dos recursos que estão à tua disposição.

                                  Boa viagem, Comandante!

mapa_nv.jpg (145483 bytes)

Regressar

 

Orientações

Para que possas avançar ao longo da tua viagem, tens que percorrer diversas etapas. Estas são compostas por questionários, aos quais deves responder, recorrendo aos recursos postos à tua disposição e registar tudo no diário de bordo que vais construindo.

Para que esta viagem tenha sucesso é também muito importante a tua audácia, imaginação e criatividade, nomeadamente nas respostas em que faz apelo ao teu papel de comandante

Regressar

 

 

Conclusão

Esta aventura fez de ti um marinheiro ainda mais corajoso e experiente.

A partir de hoje, sabes contar, grande parte das experiências vividas pelos corajosos navegadores portugueses que com a sua audácia e determinação, escreveram das páginas mais bonitas da história de Portugal.

Com esta aventura foi-te proporcionado conhecimentos de história, recorrendo à informática e à sua interpretação crítica e ao seu papel interactivo.

Aqui tiveste oportunidade de reconheceres a importância da rota do comércio triangular .

A troca de produtos entre os três continentes

A importância das viagens marítimas portuguesas para o alargar do conhecimento cientifico

A importância do tráfico de escravos

Tiveste oportunidade de enriquecer o teu vocabulário histórico

Desenvolveste a tua capacidade de pesquisa

Aprofundaste e consolidaste conhecimentos.

Desenvolveste o poder de síntese de relacionamento e de interacção.

Regressar

 

Destinatários

 

A todos aqueles que sentem o cheiro dos mares, o baloiçar das caravelas e o gosto pela aventura.

A todos os descendentes dos grandiosos marinheiros portugueses ... afinal a todos nós.

Em especial aos alunos dos 8º e 10º anos da disciplina de história.

 

 

Autor

António José O. Martelo , professor do Q.N.D. do Grupo 10ºA - História, da Escola Secundária André de Gouveia - Évora.

Nota: Esta Aventura foi realizada para a Iniciativa Europeia Netd@ys99 no âmbito da acção "A Internet como Recurso Didáctico - Criação de Aventuras na Web", no Centro de Competência Nónio Século XXI (Núcleo UE - Minerva) da Universidade de Évora, no Ano lectivo de 1999/2000.

regressar